quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Prefeitura apóia projeto Sítio Ecológico

A prefeitura de Porto Velho em parceria com a Associação de Desenvolvimento da Agroecologia e Economia Solidária (Ada- Açaí), lança no próximo dia 21, às 18h30 no auditório do Sebrae, o Projeto Sítio Ecológico. A programação inicial do lançamento do projeto terá dois momentos. No dia 21/01 acontece o seminário de lançamento do Projeto Sítio Ecológico, com início às 18h30, no auditório do Sebrae, com a participação do ecologista Moises Matias, autor do livro "Sítio Ecológico, Um Guia para Salvar a Terra", aberto para todos os setores da sociedade. E no dia 22/01, haverá um "Dia de Vivência", das 08h às 18h, e voltado para o público da área de abrangência do setor chacareiro, região periurbana das zonas Leste e Norte da cidade de Porto Velho (Núcleo Cinturão Verde).
 
  Stio_Ecolgico_site_4 O ecologista Moisés irá apresentar durante o seminário, os benefícios dos Sítios Ecológicos, projeto que iniciou há dez anos. "Após um período de estresse, causado por um ritmo frenético de trabalho, descobri a necessidade de reencontrar a minha essência. Passei a caminhar nas áreas verdes. Procurei desenvolver atividades manuais ligadas a terra, como cuidar de um pequeno jardim e de canteiros de hortaliças. Vi o grande beneficio que isto me trouxe e busquei ampliar e disseminar esta nova cultura, então escrevi um livro, como também comecei a realizar seminários por todo o país", justificou. Stio_Ecolgico_13

   De acordo com Matias, o projeto pode ser aplicado em qualquer parte do Brasil, e permite efetivamente salvar a terra no nível local, aplicando-se o efeito em cadeia, a partir da formação de redes de sítios ecológicos. Ele acrescenta ainda, que o Projeto Sítio Ecológico visa trocar experiências entre os participantes, através de trabalhos em grupo e discussão em plenário. "Neste processo, todos os participantes Stio_Ecolgico_14podem contribuir com seus conhecimentos, experiências e emoções, construindo assim uma reflexão aprofundada sobre as práticas e experiências de vida e trabalho. Desta reflexão, fluem perspectivas e propostas de mudanças e soluções, que valorizam a proposta ecológica e a tradição do povo da região Amazônica".
  
   Os interessados poderão se inscrever na sede da Semagric, na avenida Costa e Silva, nº 5315, bairro Rio Madeira ou pelos telefones 0800-647-5008 ou 3901-3371 c/ Rejane, sendo encerradas durante a realização do Seminário. Maiores informações pelos telefones: 9253-7083, 8469-5302 e 9912-4317. 

Por: Meiry Santos
Fotos: Medeiros

0 comentários:

Postar um comentário